quarta-feira, 12 de abril de 2017

Polícia Civil participa de ação social direcionada aos moradores de comunidades de Careiro Castanho



A Polícia Civil do Amazonas, representada pelos delegados Ivo Martins, Petronio Carvalho, Mariolino Brito, Paulo Sampaio, Danniel Antony, Mário Júnior e Juliana Tuma, respectivamente delegado-geral adjunto, chefe de gabinete da instituição, diretor do Departamento de Polícia do Interior (DPI), diretor do Departamento de Controle e Avaliação (DCA), titular da 34ª Delegacia Interativa de Polícia (DIP) de Careiro Castanho, adjunto da 34ª DIP e titular da Delegacia Especializada em Proteção à Criança e ao Adolescentes (Depca), participou, ao longo de segunda-feira, dia 10, da solenidade de abertura de ação social em Careiro Castanho.
Denominada “Operação Segurança e Cidadania - aproximação da população com o poder público”, a cerimônia ocorreu na Comunidade Puru Puru, em Careiro Castanho, município distante 102 quilômetros em linha reta da capital. De acordo com os organizadores da ação social, a iniciativa tem por objetivo fortalecer a presença da Polícia Civil no interior do Estado e oferecer serviços distintos aos comunitários, como emissão de Registro Geral (RG), atendimento médico, atendimento jurídico, corte de cabelo e orientação por meio de palestras educativas. 

O evento, idealizado pelo delegado Danniel Antony e autoridades dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário de Careiro Castanho, conta com o apoio de parceiros, como a Polícia Civil do Estado, Polícia Militar do Estado do Amazonas (PMAM), Tribunal de Justiça do Estado do Amazonas (TJ-AM), Ministério Público do Estado do Amazonas (MPE-AM), Polícia Rodoviária Federal (PRF) e Secretaria de Estado de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM).
A Polícia Civil está participando da ação social por meio por meio do programa social de Prevenção, Respeito, Orientação, Vida, Independência, Dignidade e Amor (Pró-Vida) e serviços oferecidos pela equipe do Departamento de Controle e Avaliação (DCA) da instituição. Serão três dias de atividades, iniciadas ontem, dia 10, na Comunidade Puru Puru. Nesta terça-feira, dia 11, a ação chegou à Comunidade Araçá e será concluída amanhã, dia 12, na Comunidade Samaúma.
Comunidade Puru Puru
O primeiro dia da ação aconteceu na Escola Estadual Pedro dos Santos e contou com a participação de aproximadamente 500 moradores da Comunidade Puru Puru. Ao longo do dia foram realizadas atividades diferenciadas, por meio de projetos desenvolvidos pelos órgãos envolvidos. Serviços como corte de cabelo, atendimento jurídico, alistamento militar e circuito de palestras, que abordaram temas distintos, como prevenção às drogas, abuso e exploração sexual, foram tratados no lugar.
De acordo como delegado Ivo Martins, é importante estreitar a relação dos comunitários com a polícia e órgãos que compõem o Sistema de Segurança Pública. “Nossa meta é proporcionar qualidade de vida às famílias que residem em locais distantes da capital. Durante o encontro estivemos reunidos com líderes comunitários e ouvimos algumas reivindicações. Trouxemos para Puru Puru a nossa Delegacia Móvel e faremos diligências em torno de casos ainda não elucidados”, afirmou a autoridade policial.
Martins acrescentou, ainda, que estiveram presentes na abertura do evento representantes dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário de Careiro Castanho. A delegada Juliana Tuma abriu o circuito de palestras abordando o tema “Prevenção ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes”. Ao longo do dia as autoridades participaram da inauguração do Centro de Referência da Assistência Social (Cras), onde entregaram a primeira carteira do idoso do município.
Pró-Vida
Segundo o investigador de Polícia Renato Elias, coordenador do programa social Pró-Vida, esse evento é uma tentativa de sensibilizar e alertar a comunidade, principalmente as crianças, para que estejam sempre atentas para o abuso e exploração sexual. “Durante a ação realizamos, em parceria com as equipes do DCA e Instituto de Identificação Aderson Conceição de Melo (IIACM), circuito de palestras, atendimento médico, atendimento psicológico, primeira e segunda vias de Registro Geral”, disse.  
O Pró-Vida é um programa social mantido pela Polícia Civil do Amazonas. Criado em 22 de julho de 1998, tem por objetivo trabalhar ações preventivas de combate às drogas na capital e no interior do Estado. Prestes a completar 19 anos de atuação, o programa atende instituições de todos os segmentos, como as Forças Armadas, empresas, comunidades, igrejas e escolas.
O diretor do DCA, delegado Paulo Sampaio, ressaltou que o trabalho feito pelo departamento é de responsabilidade social, oferecendo, por meio da equipe do DCA, atendimento médico, serviços de Enfermagem, como aferição de glicemia e de pressão arterial, bem como palestras sobre abuso e exploração sexual, drogas e Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).
Petronio Carvalho enfatizou que essa iniciativa é histórica, por levar às comunidades mais afastadas de Careiro Castanho ações de orientação para as crianças sobre assuntos relacionados à exploração sexual e abuso.
Encontro
No dia 17 de fevereiro deste ano o delegado-geral da Polícia Civil do Estado do Amazonas, Frederico Mendes, recebeu no prédio da Delegacia Geral, a visita do delegado Danniel Antony, que estava acompanhado do promotor de Justiça do Ministério Público do Estado do Amazonas (MPE-AM), João Guimarães Ribeiro Netto, e da juíza Sabrina Cumba Ferreira, representantes da Comarca de Careiro Castanho, além do prefeito daquele município, Nathan Macena, e do presidente da Câmara Municipal de Careiro Castanho, vereador Júnior Melo.  
Na ocasião, eles alinharam os procedimentos sobre a participação da instituição em ações sociais em Careiro Castanho, tendo por objetivo o fortalecimento da segurança e da cidadania naquele município. Frederico Mendes ressaltou, na oportunidade, a preocupação da nova gestão com a segurança nas cidades do interior, destacando que essa é uma das prioridades da cúpula da Polícia Civil do Estado. 
Exibindo op5.jpg

Nenhum comentário:

DEU NO G1 - Avião de pequeno porte cai em área urbana de Manaus

Queda ocorreu perto do Aeródromo de Flores. Por G1 AM 22/05/2018 11h06    Atualizado há menos de 1 minuto ...