quinta-feira, 24 de janeiro de 2008

SUCURI ENGOLE E REGUGITA BEZERRO INTEIRO







Sucuri engole bezerro de 150 quilos
A SUCURI, ou anaconda, estava pesando cerca de 200 quilos após ingerir o bezerro (Foto Eurípedes Pereira)
Texto: Jáder Rezende, Repórter do jornal Hoje em Dia.
Uma cobra sucuri de sete metros de comprimento e que havia acabado de devorar um bezerro de 150 quilos foi capturada na zona rural do município de Ipiaçu, na região do Triângulo Mineiro, a 763 quilômetros de Belo Horizonte.
A captura do animal, que é essencialmente carnívoro, envolveu homens do Corpo de Bombeiros da vizinha cidade de Ituiutaba, da Polícia Militar Ambiental e vários populares.
Foi a terceira cobra da mesma espécie capturada naquela região somente neste ano. O desmatamento desenfreado é apontado como a principal causa para a fuga de animais de grande porte de seu hábitat natural para as regiões habitadas pelo homem, em busca de alimento. Também conhecida como anaconda, a espécie é a maior do Brasil, chegando a medir até 12 metros, e vive à beira de rios e vazantes.
A captura da sucuri aconteceu no último domingo. Após ficar 24 horas em observação no Centro de Zoonoses de Ituiutaba, o animal foi solto anteontem no Rio Paranaíba, no município de Capinópolis, a cerca de 50 km de Ituiutaba.

Segundo o sargento Arivelton Cândido Gonzaga, do 4º Pelotão do Corpo de Bombeiros de Ituiutaba, a sucuri foi libertada em outro local para evitar que populares a matassem.
"Foi preciso conter a multidão para evitar a carnificina", disse. O policial informou ainda que o bezerro devorado foi expelido (regurgitado) pela cobra na carroceria da caminhonete em que a levavam para o Centro de Zoonoses. "Nunca vi nada parecido. O bicho (bezerro) estava inteirinho, embora com os ossos estraçalhados, e boa parte da pele já estava carcomida pelo suco gástrico da cobra", disse.
Quando foi capturada, ainda segundo Gonzaga, o animal estava dentro de um córrego, a um metro de profundidade, nos limites da Fazenda Pindorama. Com o bezerro devorado, seu peso ficou superior a 200 quilos. Um funcionário da fazenda descobriu o bicho quando procurava um bezerro perdido. Imediatamente, acionou o Corpo de Bombeiros.
As outras duas cobras da mesma espécie capturadas neste ano foram encontradas em perímetros urbanos. “Suspeitamos que elas estejam migrando para a cidade em busca de alimento devido ao desmatamento em larga escala que vem ocorrendo na região", disse Gonzaga.

Um comentário:

taci disse...

Nossa cara i legal....
gostei dessa reportagem achei muiito interessante.....

Parabens aos bonbeiros ki estao sempre ai ajudando as pessoas...

xau adorei a reportagem...